fbpx

Como escolher os dispositivos de proteção elétrica para sua residência

Como escolher os dispositivos de proteção elétrica para sua residência

A falta destes dispositivos de proteção elétrica ou a falta de um dimensionamento, pode acarretar em um alto consumo de energia, uma queima de equipamentos em casos de surtos elétricos, a diminuição do seu tempo de vida útil, acidentes e até mortes como já relatado em post’s anteriores.

São equipamentos relativamente baratos e que podem trazer segurança para a sua família e uma economia financeira, pois todos os eletrodomésticos presentes também estarão protegidos.

Neste post iremos tratar de três principais dispositivos de proteção, o Disjuntor, os IDR (Interruptores Diferenciais) e os DPS (Dispositivos de proteção contra surtos).

Disjuntor

São utilizados tanto em instalações residenciais quanto industriais. É um aparelho projetado para desarmar o circuito em que está instalado ao detectar calor atípico indicando corrente excedente.

Sua escolha é baseada na potência total do circuito, ou seja, para cada valor de potência a concessionária oferece uma relação entre potência e corrente adequando assim, o melhor disjuntor para o circuito. Por exemplo: uma casa de 10.1 [kW] até 15 [kW] deverá ter um disjuntor de 60 [A] de acordo com a Cemig. vale ressaltar que isso varia de acordo com a concessionária.

DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos)

São equipamentos que conseguem detectar tensões elevadas na rede elétrica. Assim dizendo, o aparelho é responsável pelo o desvio das correntes de surto, que por sua vez, são comuns de ocorrer em instalações elétricas residenciais, prediais e industriais, podendo danificar eletrodomésticos e eletrônicos.

Para escolher um DPS precisamos antes de tudo saber a tensão em que estará ligado (127V, 220V ou 380V) e a corrente máxima suportada. Lembrando que quanto maior a corrente máxima, mais caro será DPS.

Baseado na tensão máxima de operação convenciona-se que para um sistema cuja tensão nominal (tensão entre fase e neutro) é de de 220V utiliza-se DPS de 275V. Um DPS com uma tensão nominal superior a tensão fornecida pela concessionária pode ser instalada normalmente, já o contrário irá acarretar na queima do dispositivo. Por exemplo: Um DPS de 275V pode ser instalado em uma tensão de 127V, já um de 175V não poderá ser instalado em uma tensão de 220V.

IDR (Interruptores Diferenciais residuais)

O Interruptor Diferencial Residual possui a característica de proteção contra choques elétricos e é escolhido precisamente para a proteção dos seres humanos, um contato direto com o circuito que exceda 30mA, o IDR identifica e desliga automaticamente o circuito.

Sua escolha é fundamentada em cima da corrente nominal suportada pelo disjuntor, isto é, a corrente nominal do IDR deve ser maior ou igual a corrente do disjuntor, pois o IDR não possui o objetivo de proteger o circuito e sim as pessoas que fazem uso do mesmo.

Está precisando de uma consultoria? Venha fazer um orçamento grátis conosco, garantimos uma qualidade de excelência obedecendo todas as normas regulamentadoras.

A Archote Jr. preza pela segurança de nossos leitores, portanto ressaltamos que esse post tem o objetivo de trazer uma breve noção de como escolher os dispositivos de segurança que estarão presentes em sua residência. E não dar a fundamentação teórica necessária para isto, procure um profissional da área para evitar possíveis acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *