fbpx

Projeto de Adequação às Normas (NR-10)

Projeto de Adequação às Normas (NR-10)

Toda e qualquer instalação e serviço em elétrica feito no Brasil está sujeito às normas e padrões brasileiros. Tais normas visam garantir a segurança e confiabilidade de um sistema.

Contudo, essa é uma realidade ignorada em grande parte das instalações, tendo em vista que muitas vezes elas são realizadas por profissionais não qualificados para tal serviço e que não valorizam os padrões.

Desde a década de 60, a discussão sobre os sérios riscos que envolvem trabalhadores das áreas de instalação elétrica e prestação de serviço tornou-se tópico no Brasil.

Foi em 1978 que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a NR 10. Porém o alto índice de acidentes da época fez com que a norma sofresse diversas alterações.

Em 2004 conhecemos a “nova NR 10”, modificada pela última vez, praticada e utilizada até os dias atuais.

Para ler a Norma na íntegra, clique AQUI

A norma vigente para as instalações elétricas e serviços com eletricidade é a Norma Regulamentadora 10 (NR10). Essa norma é responsável por estabelecer os requisitos, as condições mínimas e as melhores medidas de proteção para os trabalhadores que trabalham de forma direta ou indireta com essas atividades.  

  • Objetivo e campo de aplicação: Estabelecer diretrizes que objetivam a implantação de medidas básicas  para garantia da segurança direta ou indireta nos serviços envolvendo eletricidade. Sendo assim, ela pode ser vista e aplicada às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.
  • Requisitos mínimos: Todos os trabalhos deverão conter procedimentos de acordo com a APR (análise preliminar de risco) e PI (Permissão para trabalho), além do mais, o uso de ferramentas e instrumentos adequados, responsabilidade legal, EPCs (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPIs (Equipamento de Proteção individual), são condições a serem seguidas para a execução do trabalho, visando garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores

Os perigos de não seguir a Norma

O fato dessa norma não ser seguida pode acarretar em diversos problemas em todos os ambientes, tanto residencial, quanto empresarial e industrial, além do mais, pode ocasionar inúmeros problemas para o empregador e empregado.  Sendo alguns deles:

  • Multas aplicadas pelo MTE (Ministério do Trabalho)
  • Embargo da obra ou interdição do estabelecimento, máquinas ou equipamentos.
  • Pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade;
  • Pensão vitalícia, em caso de morte do trabalhador, em decorrência do exercício do trabalho: danos emergentes; danos morais e pensão mensal.
  • Infração penal; Crime de perigo; Lesão corporal; Homicídio (caso cause a morte do trabalhador).

Tendo em vista que a NR10 visa garantir segurança e estabilidade no sistema elétrico, não segui-la é se comprometer com o perigo, sendo assim, podendo causar um possível acidente ou incêndio elétrico do tipo Classe C – caracterizado por queima em materiais elétricos energizados.  

Dessa maneira, indústrias e empresas, por possuírem deveres trabalhistas, são obrigadas a seguir todos seus itens e condições, desta forma mantendo um local de trabalho seguro e de acordo com a lei. Caso assim não o façam, estão sujeitas à multas e processos trabalhistas.

As Vantagens de seguir a Norma

Um projeto de adequação às normas configura uma garantia de plena segurança e condições agradáveis aos trabalhadores e aos equipamentos do local. Mantendo um local de acordo com as normas, os responsáveis por ele se previnem de possíveis gastos com acidentes, reparos, multas ou processos. Além de, é claro, manter todas as pessoas do ambiente seguras e confortáveis.

A Sua Solução

A Archote Júnior conta com membros capacitados em segurança de instalações elétricas e comprometidos a identificar todos os itens dispostos na norma em seu estabelecimento e elaborar um relatório mostrando quais pontos necessitam de alteração a fim de garantir a segurança total do ambiente e de seus usuários. Em seguida, após as mudanças necessárias serem efetuadas, a Archote visita o local novamente e emitem um laudo de ambiente adequado à norma, garantindo a segurança e confiabilidade das instalações elétricas.

Gostaria de conhecer mais sobre nossa empresa? Acesse https://www.archotejunior.com.br/sobre

Entre em contato conosco através do formulário abaixo para ter um atendimento personalizado e reduzir seus gastos desnecessários com energia elétrica.

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *