fbpx

Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas

Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas

O que é:

Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é um conjunto de dispositivos, que como o próprio nome sugere, atuam na proteção contra descargas elétricas e seus efeitos danosos. Em alguns casos, o SPDA é conhecido popularmente por “pára-raios”, e é comumente encontrado em prédios, complexos industriais e em certas residências.

Como o sistema lida com as altas correntes provenientes das descargas elétricas, é necessário que o regulamento e o dimensionamento sejam criteriosos e adequados. Assim, todo o processo de instalação é regulado pela norma NBR 5419 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Além disso, existem tipos de dimensionamento específicos para atender cada necessidade de proteção, sendo atual-mente os dois mais comuns:

  • Método Gaiola de Faraday : Altamente utilizado para proteção de estruturas como galpões em indústrias e estruturas de grande comprimento retangular.
  • Método de Franklin : Muito utilizado em estruturas mais altas, como edifícios. São os conhecidos “pára-raios”.

Para que serve:

O objetivo principal do SPDA é proteger seu patrimônio ou residência, e tudo o que há dentro, de descargas elétricas.

Diferentemente do que é passado pelo senso comum, o sistema não serve para atrair ou evitar os raios, mas para encaminhar de forma mais rápida e segura possível a energia de uma descarga elétrica do ponto de captação até o aterramento, evitando que ele passe diretamente pela estrutura causando danos.

Qual a importância:

De acordo com pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é o país com o maior registro de raios no mundo todo, possuindo uma média de 77,8 milhões de raios por ano. Com essa alta incidência de descargas elétricas no país, fica evidente a necessidade de tomar cuidados e prevenir danos causados pelos raios.

Mas qual o impacto de um raio?

Quando um raio atinge uma estrutura, geralmente nos pontos mais altos, ele busca de forma incontrolada o caminho até a terra. Nesse caminho, o raio passa por antenas, cabos, fiações ou tubagens e pode causar danos diversos a estrutura, faíscas, incêndios e até estragos maiores.

Resumindo, os impactos de um raio vão desde causar danos a seus dispositivos elétricos a até incendiar sua residência, sem falar é claro, dos danos letais que esse contato pode ocasionar.

Dessa forma, podemos ver a importância de um sistema de proteção adequado e bem dimensionado.

Quais vantagens você tem ao instalar um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas:

⁻ Melhor eficiência e proteção;

⁻ Menor impacto estético;

⁻ Minimiza o campo elétrico dentro da edificação;

⁻ Menor manutenção preventiva.

Para assegurar a proteção de pessoas e de estruturas em edificações residenciais e empresariais, a Archote Jr. atua como uma empresa de projeto e instalação de SPDA e oferece às edificações um sistema protetivo de alta confiabilidade, dentro das indicações da lei que o rege. O SPDA projetado e instalado pela Archote afasta os riscos de danos causados pela ação dos raios, gerando também os seguintes benefícios aos clientes:

Excelente custo x benefício por meio de um sistema de proteção altamente

eficiente;

Garantia de aprovação por parte de profissionais de Engenharia Elétrica

altamente especializados;

● Economia de gastos com a reposição ou com o conserto de equipamentos que

poderiam ser danificados por descargas, por usarmos materiais de qualidade;

● Equipotencialização com o sistema de aterramento;

● Possibilidade de obter o laudo SPDA, que atesta a conformidade do sistema de

proteção com as normas regulamentadoras:

⁻ Projeto e Instalação de SPDA conforme NBR-5419:2015.

⁻ Reforma e Adequação do SPDA para a NBR-5419:2015.

⁻ Inspeção e Laudo.

Venha saber sobre esses e mais detalhes com a gente!

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *