fbpx

A importância de um Projeto Elétrico bem dimensionado!

A importância de um Projeto Elétrico bem dimensionado!

Uma instalação elétrica bem projetada é de suma importância para qualquer edificação, garantindo confiabilidade e segurança, gerando grande importância para o serviço de projeto elétrico.

Um sistema elétrico mal feito pode gerar grandes problemas futuros, entre eles a diminuição da vida útil de equipamentos, aumento do consumo de energia, problemas com as Normas Regulamentadoras e até gerar acidentes.

As consequências de um sistema elétrico mal projetado

Uma instalação mal projetada pode gerar custos extras com o superdimensionamento de materiais ou falta de dimensionamento, causando possíveis queimadas de equipamentos e condutores devido às sobrecargas,  diminuindo a vida útil dos equipamentos conectados à instalação.

Inclusive, aumento do risco de acidentes com choques elétricos ou curto circuitos, prejudicando a saúde dos profissionais que operam equipamentos conectados com a rede elétrica do local da instalação.

Um fator importante para levar em consideração é o aumento desnecessário do consumo de energia elétrica da instalação, gerando gastos extras para o dono do local.

Isso levanta a importância de um projeto elétrico que leva em consideração o dimensionamento correto para as cargas que serão alimentadas no local da instalação.

Um Projeto Elétrico feito corretamente deve ser supervisionado e assinado por um engenheiro com licença do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Existem normas vigentes que regulamentam uma instalação elétrica bem projetada, essas normas são elas: NBR 5410 para instalações de baixa tensão; NBR 14039 para instalações de alta tensão e NBR 10898 para sistemas de iluminação de emergência.

Mais sobre as normas que devem ser consideradas em um projeto elétrico:

Para realização de projetos elétricos é necessário profundo conhecimento da NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão), que é complementada por outras duas normas: a NBR 13570 (Instalações Elétricas em Locais de Afluência de Público), aplicada para locais como cinemas, teatros, boates, escolas, lojas, restaurantes.

Também, a NBR 13534 (Instalações Elétricas em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde: Requisitos para Segurança), utilizada para locais como hospitais, ambulatórios, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias.


Existem dois tipos de instalações elétricas as normais e as defeituosas, as definições delas são:

Normal – funcionamento por tempo indeterminado sem prejuízo da vida útil dos componentes. 

Defeito – interrupção do funcionamento em um tempo que garanta a proteção dos componentes (sem danificação). 

Os defeitos podem ser de três espécies: 

  1. Sobrecarga; 
  2. Curto-circuito;
  3. Corrente de fuga (o que gera choques, desperdício de energia, em alguns casos incêndio etc.).

Em resumo para o tema,  considera-se que uma instalação de um projeto elétrico visa o bom funcionamento e a segurança de uma edificação.

A Archote Jr pode oferecer soluções para seus problemas com instalações elétricas do seu comércio, residência ou prédio. Seguindo seguindo rigorosamente as normas regulamentadoras, garantindo o bom funcionamento, economia e a segurança da sua instalação.

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *