fbpx

Análise Tarifária: Você pode estar pagando mais do que deve na conta de energia

Análise Tarifária: Você pode estar pagando mais do que deve na conta de energia

O que é análise tarifária?

Para facilitar o entendimento, energia é um produto que sai de uma concessionária de energia e vai até os estabelecimentos, ok? 

Se você, em sua residência, pedir por um aplicativo de comida uma quantia para uma pessoa, você irá pagar por aquela quantidade, correto? E se você pedisse uma porção de comida para 10 pessoas, você receberá toda aquela comida e pagará pelas 10 pessoas.

Sabia que a energia elétrica é a mesma coisa??

Você pode pedir energia para uma indústria ou simplesmente para uma pequena casa, por isso é importante saber quanto de energia seu estabelecimento realmente irá utilizar para que você não pague energia sem necessidade.

A análise tarifária consiste no estudo da quantidade de energia que o seu estabelecimento utiliza está de acordo com as suas necessidades ou se eles podem ser otimizados para um contrato de melhor conveniência para o consumidor.

Como é dividido os grupos de consumo?

Agora que você já sabemos o que é análise tarifária, vamos descobrir como as unidades tarifárias são divididas, que no caso são em duas classes, de acordo com a faixa de tensão pelas quais são atendidas.

Primeiramente, começando pelo grupo A, para se enquadrar nesse grupo é necessário que as unidades consumidoras tenham uma faixa de tensão maior que 2300[V], que em sua maioria são indústrias ou grandes estabelecimentos. Agora falando sobre o grupo B que são as unidades consumidoras que possuem um consumo menor que 2300[V] como a maioria das residências urbanas e rurais.

Como essas tarifas são aplicadas?

Agora que já abordamos e entendemos como são divididos os grupos de consumo, vamos abordar sobre os tipos de tarifas propriamente ditas.

Começando pelo grupo B, nele temos as taxas que estamos familiarizados no dia dia que é; pagar o kWh consumido, impostos locais e as taxas das bandeiras tarifárias.

Mas os consumidores do grupo A, além de pagarem pelo consumo em kWh, eles também pagam pela demanda contratada.

Abaixo, segue os tipos e significados das respectivas taxas:

Grupo A

Modalidade Tarifária Horo-sazonal Azul: São aplicadas tarifas de demanda de potência [kW] e de consumo de energia [kWh] que variam com o período do dia.

Modalidade Tarifária Horo-sazonal Verde: São aplicadas tarifas de consumo [kWh] que variam com as horas de uso do dia , além de uma tarifa única de demanda [kW].

Grupo B

Estrutura tarifária convencional: a conta de energia é composta por duas parcelas, uma relativa ao consumo e outra relativa a demanda contratada, de forma uniforme.

Estrutura tarifária branca: são aplicadas tarifas de demanda (kW) e de consumo (kWh) que variam ao longo do dia. A partir do dia 1º de janeiro de 2020, a tarifa branca se tornou uma opção para todas as unidades consumidoras do grupo B, com exceção de consumidores residenciais classificados como baixa renda, beneficiários de descontos previstos em Lei, e à iluminação pública.

Para que serve à análise tarifária e qual a sua importância? 

Agora que já sabemos que as contas de luz vão muito além do consumo de energia elétrica em si e que existem muitas outras variáveis que podem influenciar no mesmo, como por exemplo a demanda contratada, que é um fator muito importante de ser previsto e que caso seja contratado um valor abaixo do que é necessário pode gerar multas. Caso isso aconteça, o fornecimento não será interrompido, porém será cobrado uma multa em cima do valor que foi excedido, na qual essa taxa extra tem uma tarifa bem acima do habitual.

Para solucionar esses problemas e gastos desnecessários é de suma importância contratar um profissional qualificado para fazer a consultoria de análise tarifária e identificar qual o contrato perfeito para o perfil do estabelecimento, seja ele casa, comercio ou indústria. 

Como funciona uma análise tarifária?

Por mais que seja uma mudança simples e com poucos custos de alteração, um estudo de análise tarifária pode ser um pouco trabalhoso, se tornando mais fácil quando realizado por um profissional ou equipe de engenharia com experiência na área.

Para começar a análise é preciso analisar o histórico de faturas dos últimos 12 meses, sendo 24 meses o ideal. Assim, posteriormente, identifica se o seu contrato com a concessionária é o ideal para a sua realidade.

Abaixo, segue algumas análises que são realizadas divididos por grupos:

Grupo A

Demanda Contratada adequada: deve ser o mais próximo possível da necessidade do consumidor, na tentativa de reduzir a zero os desperdícios e ultrapassagens.

Inexistência de cobrança da energia reativa: quando cobrada, aponta um problema de fator de potência das instalações inferior a 0,92.

Enquadramento tarifário adequado: ocorre quando o estabelecimento tem contratada a modalidade tarifária que apresenta melhor custo benefício.

Grupo B

Tarifa branca: Ela já foi introduzida anteriormente, mas na Tarifa Branca são aplicados três diferentes horários onde são definidos valores diferentes para a energia elétrica, chamados de postos tarifários. São eles:

  • Horário de ponta: período diário de 3h consecutivas, com exceção dos finais de semana e feriados;
  • Horário intermediário: período de 1h a 1h30 que antecede o horário de ponta e é exclusivo para clientes da modalidade tarifária branca;
  • Horário fora ponta: período restante do dia.

Os horários definidos para cada um destes postos tarifários são de responsabilidade das concessionárias de energia elétrica de cada estado.

Desta forma, dependendo do uso do consumidor é interessante migrar para este modelo tarifário.

como a Archote Jr pode te ajudar?

A Archote Júnior é uma empresa com profissionais capacitados para fazer essa consultoria. Ao solicitar uma consulta, um profissional irá até o local e com algumas faturas, irá identificar quanto de energia esse estabelecimento consome. Esse processo também pode ser feito pelo relógio de luz do estabelecimento caso ele tenha armazenamento de memória, com os dados de consumo de energia naquele local se o medidor de luz for moderno. Por outro lado, se o relógio do local não for moderno, nós da Archote Jr temos um equipamento analisador de qualidade de energia, que auxilia na  busca pelos dados de consumo de energia do estabelecimento.

Após essa etapa, realizamos várias comparações dos horários de maior e menor uso de energia elétrica pelo cliente e tomamos a decisão de qual bandeira tarifária é a melhor opção para o perfil daquele consumidor.

Somado a isso, na análise identificamos , inclusive, se o cliente está pagando por multas na conta de luz por estar utilizando quantidades que excede o valor em potência do contrato daquele estabelecimento com a concessionária de energia. Além disso, identificamos hábitos no uso da energia que comprometem o consumo e que podem estar sendo alterados para pagar menos por ela.

Após todas essas inspeções, nós entregamos um relatório com a análise econômica e as conclusões, para que, o cliente consiga mudar o contrato na concessionária para o adequado.

Ficou interessado no serviço ou gostaria de entender melhor como podemos te ajudar?

entre em contato conosco através do botão abaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *