fbpx

Consultoria em Eficiência Energética: muito mais que redução de contas!

Consultoria em Eficiência Energética: muito mais que redução de contas!

Uma das grandes preocupações, atualmente, é o alto consumo de energia elétrica, seja em residências, comércios ou indústrias. Com o aumento de equipamentos elétricos e eletrônicos também acompanhados do aumento das tarifas nas contas de energia elétrica, se torna um desafio muito grande garantir um baixo valor na sua fatura mensal.

Se você gostaria de entender um pouco melhor por que isso ocorre e entender como reduzir significativamente o valor de sua conta, não saia daí. Preparamos esse conteúdo incrível que irá te ajudar!

O que é eficiência energética?

Eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, a mesma coisa) com menos, mantendo o conforto e a qualidade. Quando falamos a respeito de Energia elétrica, eficiência energética consiste em obter o mesmo serviço (ou realizar o mesmo trabalho) utilizando menos energia. Essa eficiência reflete principalmente em dois âmbitos: o seu bolso e o meio ambiente.

Situações que propiciam baixa eficiência energética

Existem inúmeros fatores que propiciam um baixo rendimento na utilização de energia elétrica. Dentre eles, podemos definir quatro principais grupos:

  • Iluminação
  • Motores
  • Equipamentos eletrônicos
  • Hábitos de consumo

Iluminação

Nós já conversamos sobre esse assunto em um conteúdo anterior, que você pode acessar nesse link: https://www.archotejr.com.br/post/luminotecnico. No entanto, procure sempre utilizar lâmpadas de LED em seu empreendimento ou residência.

Realizando-se um cálculo básico para medir a eficiência deste equipamento, conseguimos chegar à conclusão de que, ao final de um ano, a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED representa uma economia de 50% relacionada à iluminação do seu imóvel.

Além disso, as lâmpadas em LED também contribuem para o meio ambiente, por meio de um procedimento de produção mais correto e íntegro, comparado a modelos retrógrados que executam a mesma função.

Motores

Saiba que 70% da energia utilizada na indústria é consumida por motores elétricos. Além disso, os motores elétricos estão presentes em toda a parte na vida do ser humano, desde o momento em que você entra em sua casa, acionando o portão elétrico, ao abrir a geladeira para fazer uma refeição e ao ligar seu ventilador ou ar condicionado antes de dormir.

Por isso, em complemento à lei, em 2013 foi revisada a Norma NBR 17094-1 que especifica valores mínimos de rendimento para duas classes de produtos: IR2 e IR3. Desta forma, fabricantes de máquinas e consumidores finais devem utilizar produtos que atendam, ao menos, a este nível de rendimento.

Em agosto de 2019 entrou em vigor a nova lei, que determina o nível mínimo de rendimento em IR3, além da ampliação da faixa de potência, que passa a incluir os motores de 0,16 a 500cv, de 2 a 8 polos – válido para todos os motores comercializados, sejam novos ou usados.

Você pode saber mais detalhadamente sobre como funciona a eficiência energética associada a motores acessando o link a seguir, que irá te redirecionar ao site da WEG, empresa pioneira no Brasil de desenvolvimento de motores e equipamentos elétricos:        

https://www.weg.net/institutional/BR/pt/solutions/energy-efficiency

O que esses dados significam para você?

Isso quer dizer que o Brasil é um dos países pioneiros a trazer critérios significativos para a eficiência energética relacionada a motores elétricos. Mas como as leis ainda são muito novas, é comum nos depararmos com equipamentos mais antigos que ainda funcionam (principalmente freezers, geladeiras e máquinas de lavar). Normalmente esses motores velhos representam uma grande parcela do consumo elétrico de um imóvel ou residência.

Se você consegue identificar motores de idade avançada em seu imóvel, fique de olho: eles podem estar sendo os vilões da sua conta de energia elétrica.

Selo Procel

O programa brasileiro de etiquetagem dos equipamentos visa a rotulação dos dispositivos no que concerne ao seu consumo de energia, com isso são avaliados pela eficiência. Esse programa é correto pois explica melhor sobre o produto para o consumidor e traz conscientização para a população acerca de consumo de energia.

Além disso instiga os fabricantes sobre a importância de produzir um equipamento otimizado e eficiente, já que estas etiquetas proporcionam influência de escolha no momento da compra dos produtos.

A conscientização sobre a busca de um planeta cada vez mais eficiente no consumo energético, instigar melhorias nos equipamentos e assim aumentar a competitividade dos fabricantes são alguns dos pontos positivos em relação ao programa de etiquetagem.

Equipamentos Eletrônicos

Você já ouviu dos “mais velhos” conselhos como “não deixe a TV ligada na tomada depois de assistir” ou então “não deixe nada na tomada sem usar”?

  Pois é… eles estavam certos!

Equipamentos eletrônicos ligados na tomada sem estarem ligados (também conhecido como stand-by), podem representar até 10% da sua conta de luz. Dentre eles, podem ser citados os computadores, notebooks, video-games, televisores, carregadores de celular e eletrodomésticos como microondas e cafeteira.

Em contramão à informação citada acima a respeito dos motores, quanto mais modernos os consoles de videogame (Playstation 4 e Xbox One) maior o consumo em relação à geração anterior de consoles (Playstation 3 e Xbox 360). Esse aumento de consumo está entre 2 ou 3 vezes mais consumo em relação aos modelos antigos.

Por isso, fique de olho em relação aos seus equipamentos ligados na tomada. Além de reduzir o consumo de energia, ainda garante que seus equipamentos não sofram com descargas atmosféricas (raios) caso sua instalação elétrica não tenha os equipamentos necessários para evitar tal dano.

Quer saber mais sobre os equipamentos de proteção que seu imóvel deve ter para garantir uma maior segurança de quem os habita? Acesse nosso conteúdo exclusivo sobre esse assunto no link: https://www.archotejr.com.br/post/dispositivos_de_protecao.

Dicas para reduzir o consumo

Separamos uma lista com algumas dicas que se aplicadas no cotidiano podem trazer uma redução significativa no gasto com energia elétrica, se liga:

Chuveiro

  • Sempre que possível utilizar o chuveiro com a chave na posição “Verão”, a diferença de consumo para a posição “Inverno” é de aproximadamente 30%.

Ar condicionado

  • No momento da compra priorize os equipamentos com maior eficiência (na maioria das vezes os equipamentos mais modernos terão valores mais altos do que os antigos, mas os dispositivos eficientes proporcionam maior economia ao longo do tempo, o que faz se pagar pela escolha), se basear nos selos Procel;
  • Procure um profissional capacitada que conheça o melhor modelo que atenda sua necessidade;
  • Sempre desligue o ar condicionado quando ninguém estiver no ambiente;
  • Mantenha o filtro limpo.

Geladeiras e freezers

  • Assim como o ar condicionado, o maior fator de economia no consumo das geladeiras e freezers é a eficiência energética dos equipamentos. Por esse motivo priorizar, mesmo que tenha um preço mais elevado, por eficiência. É importante se basear nos selos Procel;
  • É importante sempre verificar as borrachas de isolação das geladeiras e freezers;
  • Evitar manter as máquinas expostas ao sol ou dispostas em locais que têm alta temperatura, como perto de fornos, fogões, etc;
  • Só abra a geladeira ou o freezer quando necessário.

Iluminação

  • Utilização de lâmpadas LED;
  • Apagar as luzes que não estão sendo utilizados.

Eletrodomésticos

  • Desligar os aparelhos que estão em stand by como TVs, vídeo games, aparelhos de som, micro ondas, etc;
  • Buscar os dispositivos mais econômicos e eficientes através dos selos Procel.

Como a Archote pode te ajudar?

Pensando em todos esses detalhes e procedimentos para reduzir o consumo de energia elétrica mantendo o mesmo trabalho no ambiente, a Archote Júnior desenvolveu um serviço que trará resultados incríveis para reduzir seu consumo na conta de luz. Entenda como funciona esse serviço, comece a poupar energia agora e pare de pagar tão caro na sua conta de energia elétrica.

É importante salientar que nossa empresa consegue trazer serviços de eficiência energética tanto para imóveis residenciais como para indústrias e comércios, que dispõe de consumos proveniente de grandes máquinas e equipamentos.

A partir do início do projeto, nossa empresa se compromete em realizar uma análise completa do seu estabelecimento ou residência, dessa forma conseguimos levantar pontos significativos para promover uma economia no seu consumo de energia ou identificar possíveis erros, que fazem com que você pague um valor indevido na conta, sem saber.

Essa análise é realizada a partir de  medições in loco, utilizando equipamentos de ponta para detalhar o consumo específico de cada motor. Além disso, é realizado um estudo completo das contas de energia, além contratos com a concessionária, para que não haja gasto financeiro proveniente de procedimentos burocráticos.

Esse projeto é ideal para empresas ou imóveis que não se conformam com o valor que pagam em sua conta de energia e procuram reduzi-lo.

Hoje, nós contamos com uma equipe de 20 colaboradores, aptos a executar seu projeto com exclusividade, além de nosso know-how na área de Engenharia Elétrica e Eficiência Energética.

Gostaria de conhecer mais sobre nossa empresa? Acesse https://www.archotejr.com.br/sobre-nos.

Entre em contato conosco através do formulário abaixo para ter um atendimento personalizado e reduzir seus gastos desnecessários com energia elétrica.

1 comment

Good day! I just wish to give you a huge thumbs up for your excellent information you have got here on this post. I am coming back to your blog for more soon. Good day! I just wish to give you a huge thumbs up for your excellent information you have got here on this post. I am coming back to your blog for more soon. נערות ליווי ברמלה

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *