fbpx

Projeto Luminotécnico: conheça a importância de uma boa execução.

Projeto Luminotécnico: conheça a importância de uma boa execução.

Você já entrou em uma parte da sua casa ou em algum outro ambiente onde a 

iluminação não te agrada de forma alguma? Ou o ambiente peca pela falta ou pelo excesso de luminosidade. Isso tudo é decorrente da falta de um projeto luminotécnico.

Abaixo está um pequeno texto falando tudo sobre esse serviço e o que a Archote pode fazer por você.

Um projeto luminotécnico ou projeto de iluminação tem seu foco principal deixar a iluminação do local adequada e regularizada para o tipo de ambiente. Além de deixar o ambiente atraente, trazendo conforto visual, adequação para o uso do local e economia de energia elétrica.

Atualmente, os projetos luminotécnicos residenciais vêm sendo procurados com mais frequências devido a benefícios decorrentes deles. Um projeto luminotécnico é elaborado com base nos resultados de análises da função dos ambientes. Assim como uma iluminação insuficiente pode deixar alguns cômodos e áreas mais escuros e desvalorizados, o excesso de luz pode gerar certo desconforto  e cansaço. Dessa forma, elaborando um  projeto luminotécnico com eficiência poderá oferecer conforto e ter um impacto na economia aos moradores. Além do mais, a sua elaboração buscará utilizar de maneira harmônica a junção da iluminação artificial e natural, tornando-se mais aconchegante e favorecendo a estética dos ambientes.

Um projeto luminotécnico bem elaborado pode influenciar no desempenho e comportamento das pessoas ao decorrer do dia (já que um local com iluminação adequada nos traz conforto visual, configurando o nosso Mindset), como por exemplo, em ambientes comerciais, uma iluminação feita de forma adequada  pode ser capaz de incentivar as vendas. Já em home office vale pensar em como o cômodo possa ser iluminado, de forma que vise a finalidade de otimização das atividades desempenhadas no local e até inspirando criatividade no serviço diário.

No entanto, os pontos de luz nos ambientes devem ser analisados seguindo as informações para determinar o tipo de luz, sendo elas:

  • Medida do pé direito do ambiente;
  • Cores das paredes e do piso;
  • Luminária ideal;
  • Função do ambiente;
  • Potência das lâmpadas.

Quando se fala em projetos luminotécnicos para indústrias e comércios, é importante salientar que todo o desenvolvimento do mesmo deve seguir a norma NBR ISO 8995-1, que é pré-requisito para a regularização do ambiente de trabalho.

A norma leva em consideração os critérios citados acima, tornando-se necessário uma análise completa do ambiente e do serviço a ser executado em cada local de trabalho. Posteriormente, é realizado uma série de cálculos para se diagnosticar a melhor instalação a ser aplicada no sistema de iluminação do local. Tendo-se finalizada a etapa de cálculos, é utilizado um software para simulação do ambiente e elaboração de um relatório completo da instalação.

Esse relatório é utilizado para a regularização do projeto luminotécnico, de maneira a garantir que sua empresa ou negócio esteja totalmente adequado para operação, afim de evitar problemas de fiscalização e garantir um ambiente propício para alta produtividade.

  Uma pesquisa feita pela Kellogg School descobriu que a iluminação pode alterar a probabilidade de uma pessoa tomar decisões prazerosas e não práticas. Tendo isso em vista, entende-se a importância da iluminação que pode impactar de forma considerável o rendimento em ambos ambientes: ambientes pessoais e profissionais.

Ademais, a norma brasileira NBR ISO 8995-1 determina requisitos para aumentar a eficiência no ambiente corporativo, ela especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e as condições para que os profissionais desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de atividade.

O projeto de iluminação é de suma importância, pois se dimensionado de forma incorreta, como já mencionado acima, pode trazer malefícios. No caso de uma quantidade inferior de luminárias ou com baixa capacidade de luminância, poderá ocorrer a desvalorização da aparência do local. Como por exemplo uma biblioteca, as pessoas vão sentir dores de vista por ter que forçar a visão para a leitura. Já no caso de uma quantidade superior de lúmen, o local fica muito claro e torna-se inadequado para a realização de certas atividades, além de não apresentar um ambiente agradável ou aconchegante, além disso ocorre um aumento significativo na conta de luz, por uso exacerbado de lâmpadas ligadas e também um gasto desnecessário com material.

A Archote, entendendo tal norma e visando melhorar a qualidade de vida e rendimento de seus clientes oferece o serviço luminotécnico residencial, empresarial e industrial com a eficiência e qualidade presente em todos seus projetos, usando softwares para conseguir o melhor produto.

 Entre em contato conosco através do botão abaixo para ter um atendimento personalizado.

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *